Aviso:

Aviso:

18 de setembro de 2010

Aproveitamento da Vida Física

Aproveitamento da vida física

Ao sobreviver a situações próximas da morte biológica, as pessoas normalmente dizem ter “nascido de novo” e terem obtido nova oportunidade de vida. É útil questionar nestes casos: por que não se dá tanto valor às oportunidades da vida sem precisar de um trauma profundo? A seguir, 10 casos de sobreviventes, em situações consideradas supreendentes, para sua reflexão.
1. Crianças:
a) 11 de abril de 1998 (EUA): Criança de 9 meses sobrevive, sob escombros, aos efeitos de tornados em Pleasant Grove, no sudeste dos EUA. Os tornados mataram 43 pessoas.
b) 24 de setembro de 1999 (China): Chang Chin-hung, de 6 anos, sobrevive após ficar 90 horas soterrado após um terremoto de 7,6 graus na escala Richter que abalou Taiwan e deixou 2.160 mortos.
c) 13 de abril de 2002 (Rio de Janeiro): Alex Sandro do Nascimento, de 11 anos, sobrevive a uma batida de automóveis e a uma queda de 40 metros na ponte Rio-Niterói, caindo nas águas da Baía de Guanabara. Mesmo com o impacto e sem saber nadar, o garoto sofreu apenas com escoriações nos braços e uma luxação no pé direito.
d) 23 de junho de 2003 (EUA): Uma bebê de 10 meses sobrevive, com pequenos cortes e contusões, após ser jogada pelo pai de uma janela de sétimo andar (25 metros).

2. Tiros:

a) 07 de agosto de 1998 (São Paulo): Durante um assalto, o policial militar paulista Sidnei Ramos Júnior é salvo por uma caneta Bic ao levar um tiro.
b) 09 de outrubro de 1998 (Rio de Janeiro): O policial militar Wellington Silva Valle leva um tiro durante um assalto e é salvo por um apito plástico.
c) 09 de abril de 1999 (Rio de Janeiro): O motorista de taxi Francisco de Assis Ferreira Neto viajava de ônibus e, ao passar por um local onde ocorria um assalto, é vítima de um tiro que pára em seu aparelho celular.
d) 03 de outubro de 2000 (Rio de Janeiro): Uma adolescente de 14 anos é assaltada e leva um tiro que acerta o dedo anular da mão direita pára em um embrulho que ela carregava, evintando que o tiro lhe atingisse o abdome. No embrulho a bala parou na sola de um dos pés de um calçado de plástico (“sandalinha da Carla Perez”).
e) 23 de outubro de 2000 (Rio de Janeiro): O eletricista Alex Sandro da Silva é seqüestrado por assaltantes e levado para um matagal. Recebe um tiro que atinge a mão esquerda e o peito. Consegue levantar-se e correr e escapar sem ferimentos graves enquanto os seqüestradores continuavam atirando (outros nove tiros em seu relato).
f) 17 de agosto de 2002 (Rio de Janeiro): Em uma tentativa de assalto, uma mulher leva dois tiros e é salva por um estojo de maquiagem que carregava na bolsa.

Daniel Muniz.