Aviso:

Aviso:

18 de setembro de 2010

Autoconsciência Financeira

Autoconsciência financeira

O paradigma consciencial inclui na pesquisa conscienciológica a possibilidade das múltiplas vidas e a existência da consciência além e fora do corpo humano. Também considera uma distinção entre a consciência e a energia. Para o pesquisador da Conscienciologia, Cláudio Garcia, consultor financeiro, o dinheiro entra no grupo da energia. “Evolutivamente, observamos que a consciência evolui ao dominar a energia, criando a produtividade que a energia permite. Então o primeiro passo é a autoconsciência financeira. É entender que o dinheiro é um meio para realizar projetos, ou atingir metas prioritárias. Esta é a visão ideal e se contrapõe à idéia equivocada de que o dinheiro é um fim em si mesmo e acumulando-se dinheiro tudo se resolve na intimidade da consciência”, esclarece.

1. Na sua pesquisa da relação da consciência com o dinheiro, qual a principal dificuldade observada no caso do modo de vida capitalista?
A questão é verificar o posicionamento do indivíduo em relação ao capitalismo, ao trabalho e ao dinheiro. Há pessoas que pensam em adquirir uma certa independência financeira, contudo, agem de modo incoerente. Isto ocorre quando se gasta mais do que pode, quando não há um investimento no desenvolvimento de seus potenciais, quando não se estabelece um planejamento claro, quando se cria endividamentos em seqüência, e quando se assume compromissos de longo prazo sem pensar, como constituir uma família com dois ou três filhos sem os recursos adequados. Em todos estes casos, a pessoa está agravando o próprio problema. É uma ilusão acompanhar os modismos ou expectativas sociais sem uma visão de futuro.

2. Qualquer pessoa, mesmo que ainda não tendo uma formação acadêmica, ou considerada inexperiente para o mercado de trabalho, pode conseguir ganhar dinheiro suficiente para os seus projetos?
Qualquer pessoa consegue sem precisar se corromper para isto. Ela pode não conseguir especificamente do modo como imaginava. Planejando, para os projetos prioritários, é sempre possível conseguir. Muitas pessoas têm dificuldades por serem rígidas no modo de pensar. A restrição nos recursos pode ser vista como um laboratório e pode até ajudar no desenvolvimento da flexibilidade e da criatividade. Uma característica do empreendedor é a flexibilidade. Outro fator é a disciplina. Se uma pessoa conseguir poupar entre 10 e 15%, independente do valor que recebe, vai conseguir, ao longo do tempo, acumular recursos que permitam suportar alguns projetos. E sempre é possível fazer esta economia. É uma distorção de percepção achar que não pode ter.

Daniel Muniz