Aviso:

Aviso:

24 de setembro de 2010

Holomemória: A Memória Integral

Holomemória é o nome dado hoje, em Conscienciologia, para o conjunto de memórias da consciência. É considerada a memória pessoal essencial, causal ou completa, com todo o registro de manifestações e experiências da consciência (pensamento/idéia, sentimento/emoção e qualidades de energias). Também é chamada de multimemória ou polimemória. O conceito de holomemória permite explicar, entre outros fatos, a memória de vidas anteriores.

A holomemória é dividida em dois tipos fundamentais de memórias compostas: física e extrafísica.
1. A memória física divide-se em 4 tipos básicos:
a) Bioquímica: Memórias armazenadas na forma de substâncias químicas específicas. Exemplo: memória imunológica.
b) Cerebral: A memória cerebral divide-se em hábil e factual.
A hábil é fundamentada no cerebelo (psicomotricidade). Permite que uma pessoa lembre-se de uma atividade como andar novamente de bicicleta depois de muitos anos sem esta prática. Também permite a realização de atividades “automaticamente” como a caminhada, mesmo sem “prestar atenção a ela”, por exemplo, enquanto se conversa com alguém.
A memória factual é a que registra os fatos, experiências e seus contextos. Divide-se em visual, auditiva, tátil, olfativa, gustativa, espacial, musical, afetiva, numérica e nominativa.
c) Genética: Registra so dados que permitem a reprodução celular, produção de proteínas e controle do metabolismo da célula.
d) Subcerebral: Memória instintiva associada ao cérebro abdominal, ou subcérebro. Há neurônios abdominais. Contém programações para a manutenção das funções vegetativas básicas desempenhadas pelo sistema nervoso autônomo daquela região.

2. A memória extrafísica divide-se em paracerebral e paragenética.
a) Paracerebral: também chamada de memória extracerebral (na terapia de vidas passadas) é a responsável pelo registro das vivências extrafísicas; e pela memória adquirida em vidas anteriores, em cérebros físicos e armazenada no paracérebro (nome dado para o “cérebro extrafísico”, de funcionamento ainda desconhecido) alimentado pelas memórias físicas e extrafísicas ao longo de múltiplas vidas. O paracérebro é uma estrutura do psicossoma (corpo extrafísico, corpo objetivo). Em uma analogia, compara-se com a memória cerebral.
b) Paragenética: Armazena o resultado das experiências afetivo-emocionais. É o resultado do somatório de influências recebidas no convívio com as diversas genéticas dos corpos humanos de todas as vidas físicas. Também armazena informações de vivências extrafísicas dos períodos entre vidas humanas e dos períodos nos quais a consciência se projeta para fora do corpo. Em uma analogia, compara-se com a memória genética.


Daniel Muniz